IGC Engenharia

Atendimento IGC - (85) 3535.5440



Incorporações

Condomínio Manuel Alves de Lima
Condomínio Manuel Alves de Lima
Fortaleza/CE

INFORMAÇÕES:

OBRA CONCLUÍDA

- Imgens Descritivas

- Esclarecimentos

Fortaleza, 18 de janeiro de 2008.

Condomínio residencial localizado na Rua Walter Pompeu, n° 540, bairro do Álvaro Weyne, Fortaleza/CE.

O terreno com área de 3.160,00 m² contempla três (03) blocos residenciais: sendo os blocos A e C em pilotis, primeiro, segundo e terceiro pavimentos; e o bloco B sem pilotis, sendo substituído esse por mais um pavimento, constituindo térreo, primeiro, segundo e terceiro pavimentos, totalizando 3.047,10 m² de área parcial construída das unidades.

O empreendimento possui duas plantas-tipo: uma planta com a presença de varanda; e outra sem a varanda. As unidades residenciais com presença de varanda possuem 52,06 m² de área construída; os pavimentos sem a presença de varanda possuem 47,81 m² de área construída. O programa para os blocos A e B (unidades com varandas) contemplam dois (02) quartos, um (01) banheiro, sala, varanda, cozinha e área de serviço. O programa para o bloco C (unidade sem varandas) contempla dois (02) quartos, um (01) banheiro, sala, cozinha e área de serviço. Ainda em relação às unidades autônomas, cada uma delas contempla uma vaga de garagem.

A implantação fora realizada da seguinte forma: uma via interna central que divide os três conjuntos de blocos residenciais, nas quais, as vagas de garagem, encontram-se à margem dessa via interna e nos pilotis dos blocos A e C. O condomínio residencial possui uma estrutura de lazer e recreação. Essa se localiza na área frontal do terreno, contemplando playground, salão de festas com churrasqueira, cozinha, depósito e lavabo. Nessa estrutura de recreação localizam-se, também, uma estrutura de apoio à zeladoria, sendo essa um (01) quarto com banheiro.

Totalizando todo o empreendimento, têm-se ainda a guarita (essa elevada) para o controle e acesso dos usuários; a casa de lixo para abrigar e distribuir os resíduos; duas casas de gás; e uma caixa d`água (fora projetada uma caixa d`água à parte dos blocos para somar sua capacidade às caixas individuais das unidades residenciais existentes que se localizam nas caixas de escadas, sendo essas de fibras, e armazenar a reserva de combate à incêndio).

O programa para o Empreendimento residencial contempla as exigências mínimas da legislação em vigor, como o código de obras e posturas; lei de uso e ocupação do solo; e a norma de proteção e combate a incêndio.

Os materiais previstos no condomínio, esses estão em concordância com as normas citadas acima. Com relação à pavimentação fora previsto para as áreas de via o bloco intertravado de concreto (pré-moldado); nas calçadas externas e próximas à estrutura de lazer fora prevista a pedra portuguesa (com paginação de piso variada), a exceção da calçada de entorno e proteção aos blocos residenciais, calçada próxima à caixa d`água e salão de festas, que fora previsto cimentado rugoso.

Os revestimentos das fachadas das edificações e elevações dos elementos arquitetônicos foram projetados de forma variada. O acabamento externo do muro frontal fora projetado um gradil com acabamento em pintura esmalte e fundo preparado em zarcão ou outro acabamento anti-oxidação e parte dele foi utilizada alvenaria em cerâmica e textura aplicada com a utilização de chapim para a proteção; em sua face interna, está sendo prevista aplicação de textura.

As fachadas do salão de festas contempla textura; e as dos blocos residenciais, está prevista a aplicação de textura com uma paginação de revestimento cerâmico (9,5cm x 9,5cm com argamassa colante e rejunte industrial).

Quanto as outras edificações, as casas de gás e casa de lixo fora prevista a pintura em látex. A quarita possui o acabamento em textura e revestimento cerâmico (9,5cm x 9,5cm com argamassa colante e rejunte industrial).

As edificações de blocos residenciais, guarita e salão de festas fora prevista utilização de coberta em telha colonial e madeiramento. As casas de gás e lixeira, fora prevista laje em concreto pré-moldado in-loco.

Internamente às edificações residenciais, guarita e salão de festas, o acabamento do piso prevê cerâmica PEI IV assentada com argamassa colante e rejunte industrial nas dimensões 30 x 30 cm. Nas paredes dessas edificações foram previstas pintura acrílica para melhor durabilidade, à exceção das áreas molhadas – banheiros, cozinhas e áreas de serviços – o revestimento ou acabamento das paredes, está prevista a aplicação de revestimento cerâmico 30x30 cm assentado com argamassa colante e rejunte industrial até 1,50 m de altura (piso acabado), enquanto o restante será aplicada pintura esmalte semi-brilho.

As esquadrias, vãos ou aberturas contemplados no condomínio indicam a utilização de esquadrias de alumínio e vidro anodizado em acabamento preto nos quartos, salas, banheiros, cozinhas, guarita e depósito; fora previsto combogó nos vãos do hall de entrada do primeiro, segundo e terceiro pavimentos, áreas de serviços, casas de gás, casa de lixo , banheiro e lavabo do salão de festas; os outros vãos e aberturas prevêem a utilização de gradil de ferro ou metalom com acabamento em pintura esmalte e fundo preparado em zarcão ou outro acabamento anti-oxidação.

As varandas das unidades que prevêem esse ambiente possuem o guarda-corpo em metalom com acabamento em pintura esmalte e fundo preparado em zarcão ou outro acabamento anti-oxidação assentado em base de alvenaria.

Com relação aos elementos ou ambientes que possam acumular ou receber águas provenientes das chuvas, com é o caso das caixas d`água e varandas, existe abaixo da proteção mecânica uma camada de impermeabilização para a proteção da(s) estrutura(s).

Atenciosamente,

Anto Gilberto M. Studart Gurgel
Arquiteto e Urbanista – CREA 14.436-D

Ricardo Barros Marques
Arquiteto e Urbanista – CREA 14.916-D



Rua Dom Joaquim, 407 Sala 03 - Centro - Fortaleza/CE | CEP: 60110-100 | FAX: (85) 3535.5403

Todos direitos reservados